Skip to main content

Saiba mais

Corpo, Mente e Sexualidade

Ainda hoje a AIDS traz ao ser humano duas questões centrais de sua existência: A SEXUALIDADE e a MORTE. Diante deste contexto, para que haja prevenção, enfatiza-se a importância do ser humano estar compreendendo o conceito de sexualidade, e conseqüentemente como esta se desenvolve em cada pessoa. Proporcionando também conhecer algumas definições que estão diretamente relacionados com o desenvolvimento da sexualidade.

O primeiro e principal encontro é da pessoa para si mesma, conhecendo seu corpo por fora, seu funcionamento biológico e reconhecendo suas emoções.

A Organização Mundial de Saúde define: “A sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida”

 A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e integrações e portanto a saúde física e mental. Se a saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada como direito humano básico.

A saúde mental é a integração dos aspectos sociais somáticos, intelectuais e emocionais de maneira tal que influenciem positivamente a personalidade, a capacidade de comunicação com outras pessoas e o amor.

É o conjunto de órgãos que formam um ser vivo, se referindo aos aspectos herdado e constitucional, à infra-estrutura básica biológica dos seres humanos.

CORPO: Matriz da sexualidade, corpo diz respeito às possibilidades de apropriação subjetiva de toda a experiência na interação com o meio. É o organismo atravessado pela inteligência e o desejo.

É a maneira pela qual uma pessoa se sente em relação a si mesmo. É o juízo geral que faz de si mesmo – quanto gosta de sua própria pessoa. PARA ELEVAR A AUTO – ESTIMA É PRECISO – Autoconhecimento, manter o diálogo interno; – Gostar da imagem refletida no espelho, aspecto físico; – Identificar as qualidades e não só os defeitos; O QUE DIMINUI A AUTO – ESTIMA – Crítica e autocrítica; – Culpa; Frustração; Vergonha; Inveja; Medo; Raiva; Timidez; Insegurança – Rejeição; Carência; Humilhação

Representa uma prática sexual, envolvida de um conjunto de cuidados e habilidades que cada pessoa desenvolve para evitar atividades que representam riscos indesejados. Sendo que diversas práticas sexuais seguras permitem desfrutar a sexualidade de forma criativa e prazerosa.