Skip to main content
Campanha

Dia Mundial de Luta contra a Aids terá como alvo “Clube dos Enta”

Por 30 de novembro de 2008março 7th, 2017Sem comentários3 min de leitura
GAPAC - Campanha contra AIDS tem foco nos enta

O dia 1º de dezembro é lembrado como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Com o slogan “Sexo não tem idade, proteção também não” a campanha deste ano é focada nos homens heterossexuais, com idade acima dos 50 anos. Dados do Ministério da Saúde mostram que a incidência da aids nessa faixa etária dobrou entre 1996 e 2006, passando de 7,5 mil casos por 100 mil habitantes para 15,7 mil casos. Dos mais de 47.437 mil casos notificados desde o início da epidemia, 63% são homens e 37% são mulheres. As estatísticas de Criciúma acompanha os números nacionais. Hoje são 103 casos de Aids diagnosticados no município, em adultos com idades entre 50 a 64 anos.

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria da Saúde promove na segunda-feira (1/12) uma ação que envolverá diretamente equipe técnica do Atendimento Multiprofissional Especializado (AME), representantes de Ongs, Postos de Combustíveis e parceiros como Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), Associação feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Centro de Atendimento Psicossocial (Caps II). “Como a idéia da campanha é esclarecer a população masculina dos 50, 60, 70 anos sobre a necessidade do uso de preservativo nas relações sexuais, buscamos parceiros que possam divulgar esta informação”, disse a coordenadora do Programa de Atenção Municipal as DST/HIV/Aids, Fabiana Bardini Flores.

Segundo ela, a maioria dos casos registrados é de homens, com vida conjugal estabilizada, que por resistência ou falta de informação, são infectados por manter relação sexual sem preservativo. “E acabam levando a infecção para dentro de casa. É fundamental colocarmos em debate a sexualidade nessa faixa etária, com segurança. A questão do preconceito limita e dificulta a abordagem sobre o HIV”, diz.

Aproximadamente 30 postos de combustíveis em Criciúma estarão engajados, com seus funcionários vestindo a camiseta da campanha e fazendo a panfletagem nestes locais. Motoristas, cobradores dos ônibus amarelinhos, assim como a equipe da ACTU e fiscais que circulam nos terminais também utilizarão a camiseta. Na Praça Nereu Ramos, serão sete pontos de exposição de trabalhos e panfletagem em que estarão atuando as equipes do Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS de Criciúma (Gapac), Ong Por Sol, Deusas da Noite, Afasc, Caps II e AME, oferecendo as orientações necessárias a toda a população e distribuindo preservativos. Alguns usuários do serviço de saúde e funcionários farão faixa móvel nos semáforos.

(Secom: Patrícia Nonnenmacher)

Fonte: http://www.radiocriciuma.com.br/portal/vernoticia.php?id=9011

GAPAC

O GAPAC, Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma. é uma instituição que trabalha efetivamente na prevenção de DST/ HIV/ AIDS; apoiando e realizando ações que promovam a vida e a igualdade de direitos, excluindo preconceitos e discriminação. Propondo atividades fundamentais afim de auxiliar nesse processo de construção da cidadania.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.