Skip to main content

HIV - Vírus da Imunideficiência Humana

O que é o HIV?

HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca o sistema imunológico do nosso organismo. Ele é responsável por defender o corpo contra doenças. As células mais afetadas pelo HIV são os linfócitos T CD4+. O vírus altera o DNA dessas células para produzir cópias de si mesmo. A infecção pelo HIV pode causar sintomas iniciais como cansaço excessivo, dor de cabeça, dor muscular, suor noturno, entre outros. Se não tratada adequadamente, a infecção pode evoluir para a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), que é causada pela destruição do sistema imune pelo vírus HIV. O tratamento envolve o uso de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus e evitar o desenvolvimento da AIDS.

Como ocorre a infecção?

infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) ocorre quando o vírus entra no organismo e ataca o sistema imunológico.  O HIV é transmitido por meio da troca de fluidos corporais (como sêmen, líquido vaginal, sangue e leite materno) com uma pessoa infectada.

As principais vias de transmissão incluem sexo vaginal ou anal desprotegido, compartilhamento de agulhas e de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação.
A infecção pelo HIV pode ser dividida em quatro fases:

  • Infecção aguda
  • Fase assintomática
  • Fase assintomática inicial
  • AIDS

Como se dá o diagnóstico?

Quando as pessoas são infectadas, os sintomas iniciais podem incluir febre, erupções cutâneas, aumento dos linfonodos e cansaço.  Após essa fase inicial, elas podem ficar sem sintomas por mais de uma década.

Diagnóstico: Exames de sangue verificam o anticorpo ao HIV e a quantidade de vírus.   Os testes de triagem estão disponíveis para adultos e adolescentes, especialmente gestantes, independentemente do risco aparente.

Tratamento:  Os medicamentos antirretrovirais interrompem a reprodução do HIV, fortalecem o sistema imunológico e permitem que as pessoas vivam sem infecções graves ou cânceres relacionados ao HIV.

AIDS - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

O que é a AIDS?

AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Ela é caracterizada pelo enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando o risco do surgimento de outras doenças oportunistas. Entre os sintomas mais comuns estão febre, fraqueza e diarreia prolongada.

O HIV ataca as células de defesa do nosso corpo, enfraquecendo o sistema imunológico e tornando o organismo mais vulnerável a diversas doenças. O tratamento antirretroviral visa impedir a progressão da doença para a AIDS, permitindo que as pessoas vivam sem infecções graves ou cânceres relacionados ao HIV.

Como é feito o tratamento da AIDS?

 tratamento da AIDS é realizado com o uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem a multiplicação do vírus HIV no organismo e evitam o enfraquecimento do sistema imunológico. Aqui estão os principais pontos sobre o tratamento:

  1. Início do Tratamento:
    • O tratamento deve ser iniciado assim que o diagnóstico de HIV é confirmado.
    • O médico infectologista é o profissional mais indicado para orientar o tratamento.
  2. Medicamentos Antirretrovirais:
    • Os medicamentos incluem lamivudina, tenofovir, dolutegravir e efavirenz.
    • Eles são fornecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
    • Devem ser tomados de acordo com as orientações médicas.
  3. Monitoramento Regular:
    • O teste de HIV é repetido regularmente para monitorar a carga viral e avaliar a resposta aos medicamentos.
    • Esses testes geralmente são realizados pelo menos 3 vezes ao ano.
  4. Impacto do Tratamento:
    • O tratamento diminui a chance de desenvolver doenças relacionadas à AIDS, como tuberculose, pneumonia fúngica e candidíase esofágica.
    • Além dos medicamentos, a alimentação adequada também é importante para fortalecer o sistema imunológico e combater os efeitos colaterais da terapia antirretroviral.

Quem é soropositiv deve:

  • Manter os projetos de vida, relacionamentos interpessoais que dêem satisfação.
  • Buscar o maior número de informações sobre o que é o HIV, como age no organismo, como se multiplica.
  • Buscar conhecer as alternativas de tratamento preventivo e tratamento terapêutico.
  • Conhecer as leis que garantem os nossos direitos com relação ao trabalho, a um bom atendimento dos profissionais de saúde, a assistência social, entre outros.

Lembre-se de que, com o tratamento adequado e cuidados preventivos, é possível ter uma vida plena e saudável.