Skip to main content

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

O que são as IST?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas

Principais Infecções

  • Herpes genital
  • AIDS
  • Cancro mole (cancroide)
  • HPV
  • Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
  • Donovanose
  • Gonorreia e infecção por Clamídia
  • Linfogranuloma venéreo (LGV)
  • Sífilis
  • Infecção pelo HTLV
  • Tricomoníase

Sintomas

As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua). O corpo deve ser observado durante a higiene pessoal, o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde, independentemente de quando foi a última relação sexual. E, quando indicado, avisar a parceria sexual. Algumas IST podem não apresentar sinais e sintomas, e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. Por isso, é importante fazer exames laboratoriais para verificar se houve contato com alguma pessoa que tenha IST, após ter relação sexual desprotegida – sem camisinha masculina ou feminina

Tratamento

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte.

Prevenção

A prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é fundamental para a saúde sexual e bem-estar. Embora a camisinha seja um método eficaz, existem outras estratégias importantes:

  1. Testagem Regular: Realize testes regulares para ISTs, especialmente após relações sexuais desprotegidas.
  2. Profilaxia Pré-Exposição (PrEP): A PrEP é uma opção para pessoas com maior risco de contrair o HIV. Ela envolve o uso diário de medicamentos antirretrovirais.
  3. Profilaxia Pós-Exposição (PEP): Se você teve uma exposição de risco ao HIV (por exemplo, sexo sem proteção com uma pessoa soropositiva), procure atendimento médico imediatamente para iniciar a PEP.
  4. Vacinação: Imunize-se contra o HPV e as hepatites A e B.
  5. Tratamento de ISTs: Caso seja diagnosticado com alguma IST, siga o tratamento adequado.
  6. Prevenção à Transmissão Vertical: Se você está grávida ou planeja engravidar, faça o pré-natal e siga as orientações para evitar a transmissão de ISTs ao bebê.
  7. Redução de Danos: Se você não pode usar a camisinha, considere outras formas de reduzir os riscos, como limitar o número de parceiros e evitar compartilhar objetos cortantes.

Lembre-se de que a prevenção combinada é essencial para proteger sua saúde sexual. Consulte profissionais de saúde para obter orientações específicas e adequadas às suas necessidades.