Skip to main content
Campanha

Campanha contra pobreza menstrual destina mais de 500 pacotes de absorventes ao GAPAC

Por 21 de março de 2022abril 13th, 2023Sem comentários2 min de leitura
Campanha contra pobreza menstrual

Mais de 500 pacotes de absorventes foram destinados ao Grupo de Prevenção e Apoio à Aids de Criciúma (Gapac) na última sexta-feira, dia 18. A campanha contra a pobreza menstrual foi realizada nas últimas semanas e contava com apoio da comunidade em geral visando a doação dos absorventes para as pessoas que menstruam em vulnerabilidade social. A ação foi realizada pelo mandato da vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo (PCdoB).

De acordo com Giovana, as doações representam uma oportunidade para que as pessoas menstruarem com dignidade. “Em Criciúma recebemos muitos relatos de cidadãos que não possuem as devidas condições de comprar o absorvente e não podemos fechar os olhos diante disso. É uma questão de saúde e precisa ser levada a sério”, explicou.

O Gapac, que está prestes a completar 28 anos, realiza a doação de itens de higiene para as pessoas que necessitam. De acordo com a assistente social, Anne Schmitz, somente no último mês foram mais de 240 atendimentos no município. “A doação vai ajudar muitas pessoas, pois formamos um kit completo em que entregamos pessoalmente”, destacou.

Doações

O Gapac faz ações a favor da vida, da dignidade menstrual e dos direitos humanos, principalmente de PVHIV, LGBTQIA+, PS contra lgbtfobia, racismo, misoginia, além de atender pessoas que sofreram ou sofrem algum tipo e discriminação.

No momento, o grupo necessita da doação de itens de higiene, como sabonete e desodorantes. Os interessados em contribuir, podem levar as doações até a sede, localizada na rua Anita Garibaldi, 386 – Centro, no complexo dos camelôs, por meio do telefone (48) 99961-5081 ou via redes sociais, no @gapaccriciuma no instagram.

Entregas

Os absorventes doados foram recebidos nas últimas semanas. Mais de 900 pacotes foram recebidos, contando também com incentivo da rede de Supermercados Bistek, além de outras entidades parceiras que ajudaram no movimento.

Os trabalhos contra a pobreza menstrual continuam no município. Na próxima semana, algumas escolas de Criciúma receberão kits de absorventes para fazer a distribuição para os alunos.

Colaboração: Giovane Marcelino.

Fonte: Campanha arrecada mais de 500 absorventes

GAPAC

O GAPAC, Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma. é uma instituição que trabalha efetivamente na prevenção de DST/ HIV/ AIDS; apoiando e realizando ações que promovam a vida e a igualdade de direitos, excluindo preconceitos e discriminação. Propondo atividades fundamentais afim de auxiliar nesse processo de construção da cidadania.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.