Skip to main content
Notícia

Gapac completa 29 anos e aposta na inclusão, diversidade e respeito

Por 13 de abril de 2023Sem comentários4 min de leitura
Gapac 29 anos

Grupo atende de segunda a quinta-feira das 14h às 17 horas, na Rua Anita Garibaldi, 386 – Centro, Criciúma

Acreditar na inclusão, diversidade e respeito. Este é o trabalho que o Grupo de Apoio e Prevenção à Aids de Criciúma (Gapac), organização não- governamental sem fins lucrativos, desenvolve há 29 anos, completados nesta quarta-feira, 12.

Com o foco de atuar na prevenção de DST/ HIV/ Aids, desenvolve ações e atividades que fomentam a melhoria na qualidade de vida de pessoas da região, vivendo e convivendo com HIV/Aids, como profissionais do sexo, pessoas em situação de rua, população LGBTQIAPN+, população do sistema prisional e pessoas que sofreram ou sofrem algum tipo de preconceito ou discriminação de qualquer natureza, como também seus familiares.

Gapac faz 29 anos

As pessoas que buscam o Gapac são encaminhadas por outras instituições, pelo município e até mesmo indicadas por alguém que já foi atendido. “Para termos uma sociedade justa se faz necessário trabalhar a favor da diversidade e da inclusão, para isso, precisamos ser antirracistas, combater o machismo, a LGBTFobia. Sem contar que a pobreza menstrual é a atualmente a principal linha de frente do Gapac. Atendemos mais de 340 pessoas em situação de pobreza menstrual, além de 30 famílias em total vulnerabilidade social, são fragilidades não somente econômicas, mas também de estrutura e com esse entendimento que o Gapac vem trabalhando para termos uma sociedade mais justa. Foram muitas as conquistas e ainda há muito o que fazer”, considera a assistente social e coordenadora do Gapac, Anne Schmitz.

Trabalho incansável, de altos e baixos, mas com muitas conquistas

A pedagoga do Gapac,  Débora Pacheco, comenta que trata-se  de 29 anos de um trabalho incansável, de altos e baixos, mas com muitas conquistas. “Ser parte do Gapac é ter mais uma família, ou senão a única. Cuidamos e queremos vê-lo cada vez melhor e conquistando cada vez mais. Por isso venho desejar cada vez mais união, paz, amor, fraternidade, esperança, dedicação, respeito e solidariedade. Que seja mais um ano de vitórias em todos os aspectos”, destaca

*Maria é usuária do Gapac e segundo ela, o Grupo é como se fosse parte de sua família. “Estão sempre com as mãos estendidas. Fazem o que podem para ajudar cada um que passa por aqui, tanto no financeiro quanto no psicológico. Quando conheci o Gapac, muitas vezes chegava sem saber o sentido das coisas, muito abatida e triste. Só que não comentava. Participava das reuniões e ia para casa alegre, saia dali com outro semblante, com outro ar de vida, porque é um grupo muito abençoado por Deus”, diz ela.

Outra usuária a * Marciane conta que a equipe do Gapac ajudou muito sua família e que fez a diferença desde a sua infância até a adolescência. “Hoje eu não seria quem eu sou se não tivesse uma participação do Gapac”, conta satisfeita.

gapac-doacoes-cestas-basicas

“O Gapac é muito responsável, mata nossa fome ajuda a gente com conselhos com tudo o que eles podem, com psicólogos, com grupos, com apoio. Sou muito grata porque faz toda diferença em nossas vidas e de nossas famílias”, agradece *Carmem que também conta com os serviços do Grupo

O Gapac atende de segunda a quinta-feira das 14h às 17 horas, na Rua Anita Garibaldi, 386 – Centro, Criciúma. Mais informações pelo telefone (48) 9 9961 5081.

*Nomes fictícios

Fonte: Portal do Litoral Sul – 13/03/2023

GAPAC

O GAPAC, Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma. é uma instituição que trabalha efetivamente na prevenção de DST/ HIV/ AIDS; apoiando e realizando ações que promovam a vida e a igualdade de direitos, excluindo preconceitos e discriminação. Propondo atividades fundamentais afim de auxiliar nesse processo de construção da cidadania.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.