Skip to main content
Campanha

Gapac solicita doações para o projeto Menstrue livremente

Por 11 de novembro de 2022abril 13th, 2023Sem comentários2 min de leitura
GAPAC - Projeto Menstrue Livremente

Absorventes podem ser entregues presencialmente ou ter valor doado

O Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma (Gapac) desenvolveu o projeto Menstrue Livremente para ajudar para pessoas em total vulnerabilidade social. O objetivo é auxiliar pessoas que vivem a pobreza menstrual até elas tenham condições de comprar absorventes. Agora, o projeto passa por dificuldades e precisa de doações da sociedade para se manter.

“É preciso que mais gente se solidarize e doe. Estamos precisando principalmente de absorventes e sabonetes. Doar um ou dois sabonetes já vai fazer a diferença, pois vai ser mais um kit que vai ter os itens. Recebemos doações presencialmente ou por transferência bancária”, ponderou a assistente social do projeto, Anne Schmitz.

Desde maio do ano passado, a proposta atende 341 pessoas, sendo 339 mulheres e dois homens transexual, os quais viviam na pobreza menstrual. Com o projeto, estão vivenciando a dignidade menstrual, ou seja, tem acesso aos produtos de higiene para lidar com o período menstrual.

Para receber o kit básico mensal, é realizada uma roda de conversa informando sobre o uso correto do absorvente, questões físicas da menstruação, porque acontece, como é, e dicas para diminuir a cólica. “Realizamos este processo, pois tem gente que não tem essa informação, não tem a noção real. Então, nossa enfermeira passa as informações e etapas do corpo humano”, explicou Anne.

Depois da roda de conversa, elas recebem o kit básico de higiene menstrual do projeto menstrue livremente. “Nele vem 20 absorventes, um sabonete e um papel higiênico. Acrescentamos shampoo, cremes, creme dental e escova de dente”, completou. Quem quiser saber mais pode entrar em contato pelas redes sociais do Gapac.

GAPAC - Projeto Menstrue Livremente GAPAC - Projeto Menstrue Livremente

Fonte: GAPAC solicita doações para projeto menstrue livremente

GAPAC

O GAPAC, Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma. é uma instituição que trabalha efetivamente na prevenção de DST/ HIV/ AIDS; apoiando e realizando ações que promovam a vida e a igualdade de direitos, excluindo preconceitos e discriminação. Propondo atividades fundamentais afim de auxiliar nesse processo de construção da cidadania.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.