Skip to main content
Campanha

Projeto busca arrecadar absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social em Criciúma

Por 31 de maio de 2021junho 23rd, 2023Sem comentários3 min de leitura
Gapac - Campanha de doação 01

Promover a distribuição de absorventes para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade. Este é o objetivo do projeto “Menstrue Livremente”, idealizado pelo Grupo de Apoio e prevenção à Aids de Criciúma (Gapac), que está em busca de doações para garantir o acesso a absorventes às mulheres que não podem comprar o produto. A meta é de conseguir mil absorventes/mês.

Segundo a assistente social do Gapac, Anne Schmitz, a intenção é de acabar com a pobreza menstrual no município. “Na atuação diária do Gapac, constatamos inúmeros problemas que não eram de origem alimentar, mas de ordem sanitária, de forma destacada a pobreza menstrual. Muitas mulheres acabam não tendo dinheiro para comprar seus absorventes.  É um item básico de higiene, e atualmente no Brasil é considerado como um item de luxo. Uma em cada quatro adolescentes não tem acesso a absorventes”, conta Anne.

Gapac - Campanha de doação 02

A assistente social ainda revela que há relatos de que muitas mulheres em situação de rua, utilizam miolo de pão, pano de chão, folhas de jornal e até mesmo sacola plástica junto com folhas no lugar do absorvente. “São relatos fortes, por isso que resolvemos desenvolver esse projeto, e realmente mapear, codificando e qualificando todas essas pessoas que estão sofrendo com esta pobreza menstrual, na tentativa de erradicar aqui no município. Atacando a fonte do sentimento de exclusão, insegurança e estresse que a falta de produtos de higiene menstrual causa, fazendo com que elas deixem de se sentirem sujas e indignas, promovendo a dignidade menstrual e oportunizando a liberdade e autonomia no período menstrual”, destaca Anne.

Como doar:

As doações podem ser feitas em dinheiro que serão revertidos em absorventes, por meio da chave PIX: 01. 834. 683/0001-45, como também, em produtos, que devem ser entregues na sede do Gapac. Mais informações pelo telefone (048) 9 9961 5081.

Gapac - Campanha de doação 03

Saiba mais

Dentre os inúmeros problemas que a pobreza menstrual causa, pode-se classificar da seguinte forma. De ordem psicológica: humilhação, vergonha, bullyng, estresse, depressão, ansiedade e alteração no ciclo menstrual.

De ordem física: infecções urinárias, infecções vaginais recorrentes, infecções no útero e trompas, relações sexuais dolorosas, dificuldade para ficar grávida.

De ordem social: manutenção da desigualdade de gênero e perpetuação da discriminação da mulher, seja no ambiente escolar (educação), emprego (trabalho) e no ambiente familiar. Sendo fator de evasão escolar, de desemprego ou subemprego e em muitas vezes isolamento social no período menstrual.

Fonte: https://portallitoralsul.com.br/projetobusca-arrecadar-absorventes-para-mulheres-em-situacao-de-vulnerabilidade-social-em-criciuma/

GAPAC

O GAPAC, Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma. é uma instituição que trabalha efetivamente na prevenção de DST/ HIV/ AIDS; apoiando e realizando ações que promovam a vida e a igualdade de direitos, excluindo preconceitos e discriminação. Propondo atividades fundamentais afim de auxiliar nesse processo de construção da cidadania.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.